O espírito rock'n'roll no jeito de se vestir

MODA ROCK GIRL


O berço do rock

O rock surgiu nos Estados Unidos da fusão do blues, de origem negra, e do country, de influência folclórica branca. Em meados dos anos 50 os violões se eletrificaram, o blues se acelerou e artistas como Chuck Berry, Bill Harley e Elvis Presley tornaram popular um ritmo que teve origem nos guetos norte-americanos. Com forte apelo erótico, o estilo de música e dança causou um choque na sociedade, escandalizando os moralistas e gerando censura por parte dos grupos mais conservadores. Porém os movimentos jovens de rebeldia, alimentados pela beat generation, pela cultura negra e pelos movimentos políticos que lutavam por transformações sociais, não parariam por aí. Um novo grupo social se constituiu, com idéias, sentimentos e estética próprios. 


It's only rock'n'roll, but I like it!

Mas o que é, afinal, o estilo rocker? Como se produzir neste espírito sem parecer artificial? Pensando nas origens do rock vamos começar pelos grupos bem do comecinho, que se vestiam todos iguais, uniformizados, com seus paletós e gravatinhas estreitas. Esses caras vão acabar originando o rockabilly, estilo inspirado nas raízes do rock, que tem nas bandas Sha-Na-Na e Stray Cats bons exemplos. São os mais caricaturais e que se vestem de maneira retrô, quase fantasiados, mesmo. As garotas usam saias rodadas bem ao estilo dos anos 50, cabelos armados e delineador como o da Amy Winehouse hoje.

Se você se identifica com o rock de raiz e quer fazer um estilo divertido, procure umas gravatinhas bem estreitas, paletós de terno, que podem ser mais larguinhos com ombro mais estruturado, para um look de época. Para atualizar o estilo, use paletós mais estreitos, como os de hoje em dia. Sapatos de verniz bicudos ou bota estilo cowboy funcionam bem, já que o gênero também tem o country como fonte de inspiração. As cores são preto puro ou combinado com o branco ou com uma cor viva. Para as garotas valem os looks pin up, como o da tatuadora Kat Von D, Diablo Cody, a roteirista do filme "Juno" ou a Amy (Winehouse). 






New wave, a nova velha onda

Derivado desta linha estética roqueira temos o new wave, que andou em alta por causa dos anos 80. Os rapazes das bandas também usavam costumes parecidos, e as garotas, o estilo pinup, só que mais trash, já misturado com o punk. Para o estilo new wave, descole umas estampas de bicho, como a zebra e a oncinha que são as mais clássicas. Bodies, macaquinhos, camisetões estampados com legging, penas e brincos numa orelha só, cabelos coloridos e descoloridos e cores fluorescentes são emblemáticos. Os caras podem aproveitar os costumes estampados atuais ou procurar nos brechós uns casacões pretos e bem pesados pra usar com black jeans e coturnos.




Estilo punk

O estilo rocker mais seco e radical é o punk. Por favor, não se faça de punk se você não é. Pode brincar, mas não dá pra fingir, pois fica meio ridículo. Jeans e camiseta fazem o estilo básico. O jeans é skinny, a camiseta pode ser de banda ou estampada, mas sem muita cor. Jaqueta preta, botas estilo coturno ou tênis all star. Para as meninas vale a mesma fórmula, não tem muita diferença. Hoje em dia não funciona muito aquele estilo punk mais radical e enfeitado, a não ser que você seja muito convicto: daí provavelmente você não está lendo esta coluna no blog, não é? 

Resumo

Cores, estampas e materiais:
Preto. Sempre. Preto combinado com uma cor. Pode ser branco (nunca sozinho), vermelho, roxo e pink. Estampas de animais (onça, zebra, etc.), de caveira, de estrela, listrado, quadriculado e xadrez. Couro e vinil.

Peças-chave :
Saia pregueada, saia de tule, calça skinny jeans ou black jeans, de couro ou de vinil, metalizadas, legging lisa ou ou estampada, calça jeans rasgada e desfiada, short jeans curto largo e desfiado, regatas ou camisetas de bandas, jaquetas ou casacos de moletom, e sobretudo, corsets.

Acessórios:
Meia-calça (arrastão, de renda, coloridas, estampadas), sobreposição de meia-calça colorida com arrastão, meias três quartos e sete oitavos, munhequeiras, óculos escuros, bandanas, bottons, correntes, cinta-liga, tachinhas e ilhoses (em cintos, pulseiras, coleiras) e esmalte escuro.

Cabelos:
Cabelos escuros ou loiro platinado, às vezes com mexas coloridas (rosa, vermelho, azul, etc), cortes assimétricos, franjas, repicados, navalhados, arrepiados, curtos ou bem compridos e muitas vezes com "mullets".





É ISSO AI MENINAS ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM..BY

5 comentários:

  1. ai adoreiii Deh ta tudooo eu amo rock, e estilo de <3 ATT: Rafaela Gomes

    ResponderExcluir
  2. Tem algumas peças que são linda.
    Não é o meu estilo, mas dependendo da roupa eu usaria
    http://maosdemocas.blogspot.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. rsr verdade o estilo rock é mas pra quem curte messmo..mas tmb nao esquecendo que é uma das tendencias mas usadas pelos jovens entao quis posta...vai de gosto e de estilo..realmente..
    bjss

    ResponderExcluir
  4. ah amiga ameeei o post!!
    super informativo.
    beijos
    agnes
    http://rosachocante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. amei,gostei da matéria,do blog.

    http://sexybabygabimake-upanywhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Sou maquiadora e blogueira de moda,e estudante de fisioterapia..

estatisticas

Seguidores

Visualizações

look

look

moda

moda

mack

mack
Tecnologia do Blogger.

mack

mack

look

look

look

look